Tudo sobre ASPAS

Aspas Simples ( ‘ )

As Aspas simples são muito parecidas com as aspas duplas, mas existem pequenas diferenças entre elas, Esse tipo de aspas ´pdem ser usadas pada deliminar qualquer dado alfanumérico (Sequencia de caracteres), como por exemplo:

Código:
‘<p align=center>TExto utilizado aspas simples</p>’


Porém devemos tomar cuidado com textos que possuem caractere ‘ em sua sequencia de caracteres, como, por exemplo, o seguinte:

‘Welcome to the john’s Page’

Como existe uma aspa simples no meio da sequencia de caracteres, o PHP vai interpretá-la como delimitador de finalização de texto, e isso causará um erro de execução. Esse problema poder ser Facilmente resolvido, inserindo antes da aspa o caractere de controle \ ( barra invertida), que indica ao PHP que aquela aspa deve ser tratada como um texto comum, e não como um delimitador.

O Caractere de controle (\) também é bastante usado quando utilizamos aspas duplas e quando queremos incluir o caractere $ dentro de um dado alfanumérico. Sabemos que se colocarmos o simbolo $ sem a barra invertida antes, o php vai interpretará como uma variável, e procurará o valor dela para inserir. Sequisermos que apareça o simbolo $, Basta escrever \$ dentro da sequencia de caracteres.

Lembre-se de que no momento da exibição na tela não será mostrado o caractere \, somente a sequencia de caracteres, pois o caractere \ indica apenas ao PHP que o caractere faz parte da sequencia.

Você já deve ter visto em outras linguagens que para gerar uma quebra de linha em algum teaxto devemos inserir o caractere \n. Isso não é necessário quando utilizarmos as aspas simples como delimitador. Se quisermos inserir uma quebra de linha em um texto com aspas simples, basta dar um ENTER no meio do texto, e você verá o resultado na saída do script.

è impórtante deixar bem claro que as quebras de linha existentes no meio do texto, ou seja no formato HTML você não verá nenhuma quebra de linha ao executar o script.

Voce pode ver que essa quebras de linhas podem ser vistas somente no seu código fonte, pois este está somente no formato texto.Seu objetivo é mostrar é apresentar quebras de linha no formato HTML, para que sejam mostradas na téla deve-se usar a tag Código:
<br>
do HTML. logo a seguir temos um exemplo do comando echo em que são apresentadas as quebras de linha no navegador:

Código:
echo ‘Isso é um teste’;
echo ‘<br>’;
echo ‘Coloquei um quebra de linha’;


O Comando apresentado produzirá em seu navegador a frase isto é um teste, e na linha de baixo a frase Coloquei uma quebra de linha. A tag Código:
<br>
gerou uma nova linha na saída fo HTML.


Aspas Duplas (“)


As aspas duplas são muito parecidas com as aspas simples.Uma diferença importante entre esses dois tipos de aspas é que, utilizando aspas duplas, podemos fazer uma interpolação de variáveis.Como já vemos anteriormente,a interpolação de variáveis consiste em incluir o valor de uma variavel dentro de outra, como mostra o trecho de scripr a seguir:

Código:
<?
$palavra = “teste”;
$frase=” Isto é um $palavra”;
echo “$frase”.
?>


O Resultado gerado por esse script será a frase Isto é um teste.
Outra diferença entre aspas simples e duplas é que, utilizando aspas duplas como delimitadores, podemos incluir sequencias de caracteres de controle nos dados alfanuméricos. A Tabela a seguir mostra algumas sequancias de controle que podem ser inseridas quando utilizamos aspas duplas:

Controle__________________Significado 
\” __________________________Isere no texto o caractere ”
\n __________________________Nova linha
\r __________________________Retorno de Carro ( Carriagem Return)
\t __________________________Tabulação
\$ __________________________Insere no texto o simbolo $
\ ___________________________Insere no texto o caractere \
\onnn _______________________Caractere ASCII octal
\xnn ________________________Caractere ASCII Hexadecimal


Além disso, dentro de um lado alfanumérico Delimitado por dias aspas duplas podemos inserir normalmente o caractere ‘ (aspas simples), como, por exemplo:

‘Welcome to the john’s Page’

Quando utilizávamos aspas simples, tínhamos de colocar o caractere de controle \ para não haver error de execução nesse texto, mas agora com aspas duplas isso não é necessário. Porém, devemos tomar cuidado ao inserir o caractere ” dentro de um texto. Veja o exemplo:

“Estou colocando “aspas duplas” dentro de um texto”

Assim como ocorreu com as pas simples, o texto anterior tabem apresentará problemas de execução,pois o PHP interpretará a segunta aspa cmo o delimitador de finalização de texto. Para resolver esse roblema, basta inserir o caractere de controle (ou caractere de escape) \ , que indica ao PHP que aquelas aspas fazem parte do texto. O Texto etaõ ficaria da seguinte forma:

“estou colocando \” aspas duplas\” dentro de um texto”


Aspas invertidas

Utilizando aspas invertidas como delimitadores, estamos usando uma função muito interessante que o PHP nos oferece: executar comandos no sistema operacional por meio de um programa PHP. Dessa forma podemos enviar ao Linux, ao Windowns, ou qualquer outro sistema operacional que você esteja utilizando, comandos para serem executados por ele. Muitas vezes podemos axibir no Browser (navegador) o resultado gerado por comandos do sistema operacional.Podemos, por exemplo, ver a listagem de arquivos HTML existesnte em determinado diretório do Linux, como mostra o exemplo a seguiter:

Código:
<html>
</body>
<?

echo ‘|s-| *.html’;

?>

</body>
</html>


è importante lembrar que só conseguirá executar comandos do sistema operacional possuindo privilégios para executá-los, e isso depende de como o seu administrador configurou o seu sistema. Não será possivel, por exemplo, ver o conteudo de diretórios protegidos, aos quais vc não tem acesso autorizado. 

 

Deixe um comentário

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK