Tabela da Dieta dos Pontos

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A tabela da Dieta dos Pontos traz a pontuação para cada alimento, que deve ser somada ao longo do dia até chegar no total de pontos permitidos na dieta para emagrecer.

Fazer essa contagem é essencial para calcular o quanto se pode comer em cada refeição, pois não é permitido ultrapassar a pontuação total do dia.

Assim, é necessário ter a tabela dos pontos dos alimentos para consultar sempre que for fazer uma refeição ou planejar o cardápio do dia, combinando os alimentos de modo que os pontos permitam refeições de qualidade e que ajudem na perda de peso.

Grupo 1 – Alimentos liberados

Este grupo é feito por alimentos que praticamente não têm nenhuma caloria, e por isso não contam pontos na dieta e podem ser consumidos à vontade ao longo do dia. Dentro deste grupo estão:

  • Vegetais: acelga, agrião, aipo, alface, alga marinha, almeirão, caruru, chicória, couve, couve-de-bruxelas, erva-doce, escarola, espinafre, folha de beterraba, jiló, maxixe, nabo, pepino, pimentão, rabanete, repolho, rúcula, salsão, taioba e tomate;
  • Temperos: sal, limão, alho, vinagre, cheiro verde, pimenta, louro, hortelã, canela, cominho, noz-moscada, curry, estragão, alecrim, gengibre e raiz-forte;
  • Bebidas com baixas calorias: café, chás e suco de limão sem açúcar ou adoçados com adoçantes, refrigerantes dietéticos e água;
  • Chicletes e balas sem açúcar.

Os vegetais desse grupo podem ser usados para aumentar o volume das refeições e trazer mais saciedade, pois são ricos em fibras.

Grupo 2 – Vegetais

Cada 2 colheres de sopa cheias dos vegetais desse grupo contam 10 pontos na dieta, e são eles: abóbora, abobrinha, alcachofra, aspargos, beringela, beterraba, brócolis, broto de bambu, broto de feijão, cebola, cebolinha, cenoura, chuchu, cogumelo, couve-flor, ervilha fresca, palmito, quiabo e vagem.

Grupo 3 – Carnes e ovos

Cada porção de carne vale em média 25 pontos, sendo importante estar atento à quantidade de cada tipo de carne:

Alimento Porção Pontos
Ovo 1 UND 25
Ovo de codorna 4 UND 25
Almôndegas 1 UND média 25
Atum em conserva 1 col de sopa 25
Carne moída 2 col de sopa 25
Carne seca 1 col de sopa 25
Coxa de frango sem pele 1 UND 25
Alcatra ou Filé Mignon 100 g 40
Picanha bovina 100 g 70
Bisteca de Porco 100 g 78

Grupo 4 – Leite, queijos e gorduras

Este grupo inclui leite, queijos, iogurtes, manteiga, óleos e azeites, e sua pontuação pode variar como mostrado na tabela a seguir:

Alimento Porção Pontos
Leite integral 200 ml ou 1,5 col de sopa 42
Leite desnatado 200 ml 21
Iogurte integral 200 ml 42
Manteiga 1 col de chá rasa 15
Óleo ou azeite 1 col de chá rasa 15
Creme de leite 1,5 col de chá 15
Ricota 1 fatia grande 25
Queijo Minas 1 fatia média 25
Queijo muçarela 1 fatia fina 25
Requeijão 2 col de sobremesa 25
Parmesão 1 col de sopa rasa 25

Grupo 5 – Cereais

Neste grupo estão incluídos alimentos como arroz, macarrão, feijão, aveia, pão e tapioca.

Alimento Porção Pontos
Arroz cozido 2 col de sopa 20
Aveia em flocos 1 col de sopa 20
Batata inglesa 1 UND média 20
Batata doce 1 UND média 20
Bolacha cream cracker 3 UND 20
Cuscuz 1 fatia média 20
Farinha de trigo 2 col de sopa 20
Farofa 1 col de sopa 20
Feijão, ervilha, lentilha 4 col de sopa 20
Macarrão cozido 1 xícara de chá 20
Pão de forma 1 fatia 20
Pão francês 1 UND 40
Tapioca 2 col de sopa rasas 20

Grupo 6 – Frutas

A tabela a seguir mostra a quantidade de pontos para cada porção de fruta:

Alimento Porção Ponto
Abacaxi 1 rodela pequena 11
Ameixa seca 2 UND 11
Banana prata 1 UND média 11
Goiaba 1 UND pequena 11
Laranja 1 UND pequena 11
Kiwi 1 UND pequena 11
Maçã 1 UND pequena 11
Mamão 1 fatia pequena 11
Manga 1 UND pequena 11
Tangerina 1 UND 11
Uva 12 UND 11

Vantagens e Desvantagens

Tabela da Dieta dos Pontos

Essa dieta traz a vantagem de permitir a ingestão de qualquer tipo de alimento, inclusive doces e refrigerante, mas desde que o limite da pontuação seja sempre respeitado. Isso também ajuda a se manter firma na dieta por mais tempo, pois poder consumir alimentos calóricos e gostosos traz uma sensação de que nem todo o prazer que a comida trás será perdido.

No entanto, a sua desvantagem é que o foco da dieta está apenas nas calorias totais, não sendo um método onde se aprende a ter uma alimentação balanceada, favorecendo o consumo de alimentos mais saudáveis e equilibrando os nutrientes ao longo do dia.

Fonte: tuasaude

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