Roteiro da cidade de Búzios, Rio de Janeiro

O fato de ser uma península confere a Búzios uma grande variedade de praias. Com características distintas, encantam os surfistas que disputam as ondas de Geribá, e os velejadores, que encontram bons ventos o ano inteiro.

LEIA TAMBÉM: Cidade de Búzios, Rio de Janeiro

Búzios é uma ótima opção para quem quer viajar em família,  com opções de praias com águas calmas e ótimas para relaxar com as crianças. Vamos disponibilizar  abaixo o roteiro completo da cidade.

No final do post, vamos adicionar as melhores dicas de Búzios, de como viajar, onde hospedar, quais as melhores opções de preços entre outros.

PRAIA DE GERIBÁ
foto da praia de geriba.fw
Talvez a praia mais conhecida de Búzios Geribá é uma praia de grande extensão com águas geladas e rodeadas de pousadas e restaurantes, ótima para correr ou caminhar no fim da tarde com um lindo por do sol,  para quem quer manter o pique mesmo nas ferias. Devido a sua grande extensão de praia, Geribá forma pequenas piscinas naturais para a alegria da criançada. Conhecida por sua badalação e numero de jovens que se encontram no local.

Geribá é a praia para todos os gostos!  O burburinho se concentra em frente ao Fishbone Café, no canto direito, com bar, restaurante, pizzaria, fish grill e lounge onde a música eletrônica rola solta nos feriados e no verão, especialmente no fim de tarde.

Para quem esta em família e prefere a paz,  encontra no canto esquerdo um mar mais calmo, melhor para mergulhar com as crianças. Ainda no canto esquerdo, á uma trilha de fácil acesso que leva à bela praia da Ferradurinha.

PRAIA DA FERRADURINHA
fotos da praia de ferradurinha
Cercada por montanhas e costões, a praia é uma belíssima enseada de águas calmas, ora verdes, ora azuis e areias finas e brancas.  A praia da ferradurinha é de pequena extensão, que se encontra passeios de caiaque e stand up paddle para os aventureiros.  Umas das prais mais tranquilas da Armação, ótima para relaxar e desfrutar das paisagens.

PRAIA DOS OSSOS
fotos da praia dos ossos
Perfeita para tirar fotos, passear e levar os pequenos, tem canoas improvisadas na areia que garantem as bebidas geladas. Na praia dos ossos se encontra os acqua-táxis onde você pode se locomover para outras vizinhas. Se desejar não utilizar os barcos,  a uma entrada do lado direito que te leva para as praias Azeda e Azedinha.

PRAIA AZEDA E AZEDINHA
fotos da praia azeda e azedinha
A praia da Azeda, de águas calmas e transparentes, é acessível por uma rua de paralelepípedos e uma escadaria de madeira a partir da praia dos Ossos. Uma alternativa bacana é pegar um acqua-táxi na praia dos Ossos e fazer um rápido e belo passeio na ida ou na volta. Ao lado direito, á  um caminho curto e fácil perto das pedras que leva à praia da Azedinha.

Incluídas entre as praias mais bonitas do Brasil – contornadas por paredões rochosos e vegetação abundante -, Azeda e Azedinha tornaram-se Áreas de Proteção Ambiental e todos os quiosques e bares foram retirados da areia. Á apenas barcos improvisados que servem bebidas e alugam cadeiras e guarda-sóis.

PRAIA DE TUCUNS
fotos da praia de tucuns
Praticamente selvagem e pouco movimentada, a praia tem grande extensão, perfeita para caminhar, correr e jogar frescobol, ondas com mar aberto e agitado.  A praia é também o ponto de aterrissagem dos praticantes de voo livre, no canto direito se encontra os poucos bares espalhados no local.

PRAIA DE JOÃO FERNANDES
fotos da praia de joao fernandes
A praia é uma das preferidas dos turistas estrangeiros, em especial dos argentinos, que lá encontram boa infraestrutura de bares e restaurantes que servem petiscos e pratos à base de lagostas e camarões. A praia tem águas calmas perfeitas para passear de caiaque, além de costões para a prática do mergulho com snorkel.

PRAIA DA TARTARUGA
fotos da praia das tartarugas
O acesso é feito por uma estrada de terra a partir da rua principal de Búzios  Av. José Bento Ribeiro Dantas, pouco antes do trevo da Ferradura (é preciso ficar atento – a sinalização é precária). A praia tem águas calmas e, geralmente, as mais quentes da região, perfeita para mergulhos, e levar a criançada para se divertir devido não haver ondas fortes.

PRAIA DA ARMAÇÃO
fotos da pria da armacao buzios
A praia contorna toda a Rua das Pedras e Orla Bardot e, na maioria dos trechos, não tem areia. É lá que fica o píer, de onde saem os barcos para passeios por praias e ilhas da região.

Além dos barquinhos de pesca, o cenário é ornamentado pela Ilha do Caboclo, bem próxima da orla, e por três belas esculturas em bronze que homenageiam a atriz francesa Brigitte Bardot, os pescadores e o ex-presidente Juscelino Kubitschek. Além dos bares e restaurantes que se espalham pela calçada do outro lado da rua, são perfeitos para curtir o pôr do sol.

PRAIA RASA
fotos da praia rasa buzios
Preferida dos velejadores e dos adeptos do kitesurf por conta dos ventos que sopram constantemente, tem águas quentes e pouca profundidade, atraindo também famílias com crianças.

A praia é uma das mais extensas de Búzios, sendo uma boa pedida para praticar caminhada, corrida e frescobol, de preferência no final do dia, quando o pôr do sol garante show à parte.  O lugar, que abriga uma marina e não oferece infraestrutura de barracas.

PRAIA DA FOCA
fotos da praia da foca buzios
Próxima à praia do Forno, a praia da Foca tem pequena faixa de areia e muitas rochas, além de beleza e privacidade de sobra. O acesso é por trilha não sinalizada, partindo do estacionamento. Evite ir sozinho ou em dias de pouco movimento. Um bar improvisado oferece bebidas.

A Praia da Foca tem uma área bastante restrita, são apenas 50 metros de extensão total com uma estreita faixa de areia, mas que reserva uma bela paisagem, sendo uma das mais belas e ao mesmo tempo uma das mais tranquilas de Búzios.

PRAIA DA FERRADURA
fotos da praia de ferradura
A enseada de águas calmas e frias é uma das preferidas das famílias com crianças e dos adeptos dos esportes náuticos. Além da tranquilidade, a praia oferece barracas no canto esquerdo, que oferecem cadeiras e guarda-sóis, além de petiscos e bebidas.

A diversão é garantida por conta dos passeios de pedalinho, de caiaque e de stand-up paddle, além das escolinhas de vela, que também alugam equipamentos. Para relaxar, tem massagem em meio às pedras. Já o canto direito é mais tranquilo e contornado por mansões à beira-mar. Caminhando nessa direção, chega-se a uma pequena praia após as pedras.

PRAIA DO FORNO
Fotos da praia do forno buzios
A pequena enseada tem areias grossas em tons avermelhados e águas muito claras, perfeitas para a prática do mergulho com snorkel e a pesca, principalmente nos trechos próximos aos costões rochosos, com piscinas naturais. Famílias tomam conta da área nas férias e feriadões. O acesso é por uma estrada a partir do Centro, na Estrada Nova da Usina.

PRAIA BRAVA
fotros da praia brava buzios
Bonita e selvagem, a praia divide-se em 2 trechos: na primeira parte, a esquerda, existem quiosques e restaurantes com linda vista para o mar. Andando sobre as pedras chega-se ao outro lado, mais calmo e menos concorrido. De lá parte uma trilha que leva à praia Olho de Boi, reduto de naturistas.

PRAIA OLHO DE BOI
Praia olho de boi buzios
Frequentada pelos adeptos do naturismo, a praia selvagem e de areias muito brancas não tem acesso fácil. Para chegar até lá, é preciso subir e descer um morro a partir do canto direito da praia Brava, em percurso de cerca de meia hora. Evite ir sozinho – alguns trechos são entre as pedras e pode haver acidentes.

PRAIA JOÃO FERNANDINHO
praia joao fernandinho buzios
Pequenina, cem metros de extensão e sossegada, a praia de águas calmas e cristalinas é acessível pelo canto direito da praia de João Fernandes pelas pedras ou por uma trilha com degraus pelo morro. Quiosques oferecem bebidas geladas e cadeiras, enquanto as frondosas amendoeiras garantem a sombra.

As atrações ficam por conta dos costões cobertos pela vegetação nativa que a envolvem, procurados para a prática de mergulho de snorkel e de caça submarina.

PRAIA DO CANTO
praia do canto buzios
A praia abriga casas e mansões por toda a sua extensão. Tem uma estreita faixa de areia fofa e as águas são geralmente quentes. Caminhando-se pelas pedras à esquerda, chega-se a outras duas pequeninas praias,  Amores e Virgens. Barquinhos de pesca colorem a paisagem.

PRAIA DOS AMORES
praia dos amores buzios
Pequena, selvagem e com mar calmo, é indicada para quem busca um cenário quase deserto. Sem infraestrutura, é acessível pelo costão esquerdo da praia do Canto. Uma trilha leva a um mirante que descortina a praias dos Amores e da Armação.

PRAIA DAS VIRGENS
praia das virgens buzios
Deserta e Isolada, é acessível somente na maré baixa e a pé, por trilha  com trechos íngremes que sai da praia do Canto. Com vegetação nativa a praia é uma boa pedida para quem deseja a tranquilidade.

PRAIA JOSÉ GONÇALVES
praia jose goncalves
A praia pequena e selvagem fica dentro de uma área preservada a Reserva Ecológica das Emerências  e o acesso é feito pela estrada Búzios / Cabo Frio. Três quilômetros após o Pórtico de Entrada de Búzios, chega-se ao bairro que dá nome à praia. Dali, são mais dois quilômetros em asfalto e um quilômetro em estrada de terra. Contornada por pedras, costões, morros e mata nativa, tem areias escuras e finas e ondas que atraem os surfistas.

As bebidas geladas e os petiscos, destaque para a casquinha de marisco, são garantidos pela inusitada barraca do Ranieri, um artista plástico mineiro que rodou meio mundo e é uma simpatia.

PRAIA DOS MANGUINHOS
praia dos manguinhos buzios
Continuação das praias Rasa e Baia Formosa, Manguinhos tem bons e constantes ventos, abrigando a sede do Búzios Vela Clube. Outras atividades, como kitesurf, também são praticadas por ali. Já a larga faixa de areia incentiva as caminhadas, principalmente ao entardecer, quando o pôr do sol é encantador.

Também  em Manguinhos  fica o Porto da Barra, um complexo gastronômico com restaurantes estrelados, bares, deck, píer e peixaria, além de um belo projeto de iluminação e paisagismo.

Deixe um comentário

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK