QUAL NOME ESCOLHER PARA MEU CANAL NO YOUTUBE? DICAS PARA ESCOLHER UM NOME FANTÁSTICO!

0
463

Vai criar canal no Youtube? Por onde começar? Como criar um canal no Youtube? O nome é importante? Como escolher um nome fantástico para meu canal do youtube?

Muita gente tem o sonho de criar um canal no youtube, mas trava na hora de escolher o nome! “Tô aqui pra te dar cobertura”! No post de hoje darei algumas dicas para você que vai criar canal no youtube e ainda não pensou no nome. Antes de continuar, leia a postagem em que discutimos a importância do nome para seu canal de vídeos do youtube, vai ajudar bastante!

Agora que você já leu, podemos passar direto para as dicas!

Quero criar canal no Youtube, mas não pensei em um nome, o que fazer?

A primeira coisa que você precisa fazer na hora de criar um canal no youtube é planejá-lo. Leia a postagem sobre planejamento do seu canal, faça um e, no momento de pensar em um nome, volte para esta postagem e continue a leitura. Vai te ajudar MUITO.

Se você leu a importância do nome para seu canal de vídeos do youtube, provavelmente entende agora que um nome é importante para o seu canal, mas não tão importante a ponto de te impedir de criar um canal por mais de um ano porque você não consegue pensar em nada interessante.

Agora que você tem o planejamento do seu canal no Youtube em mãos, já sabe exatamente o que quer criar. É hora de escolher o nome.

Faça uma lista de nomes para o seu canal no Youtube, você vai precisar

Antes de passarmos para as DICAS, é necessário que você tenha em mente que precisará fazer uma lista de nomes para o seu canal no Youtube.

Não pense em apenas um, pense em VÁRIOS.

O ideal é que a escolha do nome do seu canal seja um processo criativo e que você aproveite desta criatividade.

Nem sempre o primeiro nome que você escolher vai estar disponível e nem sempre o fato de ele estar disponível no Youtube irá bastar.

Quando você começar a fazer um brainstorming de ideias para o seu nome, colete TUDO o que conseguir. Não há nada mais frustrante do que passar horas pensando em apenas UM nome para, quando você testar, ele não estar disponível. Você terá que repetir tudo de novo e agora estará estressado(a). Péssima escolha.

Dicas para escolher o nome do seu canal no Youtube

Pense em nomes que tenham a ver com o planejamento do seu canal no youtube

A primeira DICA é bem óbvia: pense em nomes que tenham a ver com o seu planejamento.

Se você planejou um canal de maquiagem, não fica interessante chamar este canal de “HSOGameplays“.

O que não é tão óbvio assim é o motivo desta dica: você, como Criador de Conteúdo e pessoa responsável pelo seu canal, precisa facilitar ao máximo para que as pessoas te encontrem ou lembrem de você. Quando você liga o nome ao que você faz, fica mais fácil.

Quer ver? Padeiro! Médico! Engenheiro! Advogado! Padre! Mecânico! Sapateiro! Você provavelmente pensou em alguém que faz pães, alguém que trata pessoas, alguém que constrói coisas, alguém que mexe com as leis, alguém que reza a missa, alguém que conserta coisas e alguém que mexe com sapatos.

Nomes têm este poder: com uma palavra trazem significados mais complexos para nosso subconsciente.

Se o seu canal é de um tema específico, pense em nomes que tenham a ver com este tema. Que faça com que a pessoa que ouvir este nome já pense em algo direcionado ao que você faz. Se o seu canal tem um tema mais amplo, pense em nomes mais amplos, que definem razoavelmente o que você faz.

Exemplo: Tem um canal de games focado em GTA? O que no GTA pode servir como um nome bacana? O seu foco é Minecraft? O que, no Minecraft, pode ser um trocadilho legal para o seu canal? O seu foco é educação? Biologia? O que em biologia pode servir como um nome ideal?

Pense em nomes fáceis de se lembrar

Você quer que seus inscritos te recomendem para outras pessoas.

Já falamos que a melhor forma de divulgação é o boca-a-boca na postagem sobre o MINDSET do seu canal no Youtube como uma loja.

Imagine a seguinte situação. Seu canal se chama “Lord_PlayerxXx_2938273_fodão”. Belo nome.

Alguém assiste a um vídeo seu e gosta. No dia seguinte, esta pessoa está no colégio e encontra um amigo, e eles começam a falar sobre Youtube. Daí o cara lembra do seu canal e vai recomendar para o amigo, mas…… você sinceramente acha que ele vai se lembrar do seu nome?

Um nome muito complicado não só fica feio e difícil de lembrar, mas mata a sua forma de divulgação mais importante.

Neste cenário, o cara vai falar que “manda o canal pro amigo via skype qualquer hora” e o assunto já era. Provavelmente não voltará quando ele estiver em casa.

Lembra que falei que você precisa facilitar ao máximo a experiência das pessoas em seu canal? Pois é. Um nome complicado forçará qualquer pessoa a ir até o seu canal através do menu “minhas inscrições”, procurando-o em meio a todas as inscrições e clicando nele. São pelo menos 3 cliques e alguns minutos. Se esta mesma pessoa quiser passar o seu canal para um amigo, terá que, além do procedimento já citado, clicar no link, copiar, colar, enviar. Em termos de internet, isto é MUITO trabalho, ainda mais quando você não tem comprovação social (já falamos de comprovação social no post onde discutimos por que uma pessoa se inscreve em um canal do youtube).

Pense em trocadilhos ou nomes marcantes para o seu canal no Youtube

Não se restrinja a apenas pensar em nomes que tenham a ver com o planejamento do seu canal no Youtube.

Pense mais alto! Seja criativo! Pense em algum trocadilho interessante ou algum nome que “grude na cabeça”.

De repente você encontra algum nome interessante e divertido, facilitando com que as pessoas se lembrem de você ou te divulguem mais facilmente.

Pense no seu público-alvo

Tá vendo como é fundamental ter um planejamento?

Pensar no seu público-alvo pode te ajudar a definir um nome interessante para o seu canal.

A ideia aqui é pensar no TEMA e no público-alvo ao mesmo tempo, e encontrar alguma conexão.

É um canal de culinária focado em mulheres de 30 a 40 anos? O que este público gosta e que tem a ver com a culinária? O que elas fazem enquanto cozinham? É um canal de games voltado para crianças de 8 a 11 anos? Como estas crianças pensam? O que elas gostam? Será que tem algo que elas gostam, que seja de algum game e que tenha a ver com o seu tema?

Quando você pensa nestes elementos em conjunto, boas ideias podem surgir.

Exemplo: canal de culinária para idosos: Cozinha da Vovó, Cantinho da Vovó, Comida para a terceira idade. Canal fitness para idosos: Geração Saúde, Vovô na academia, etc.

Pense em você (ou no apresentador do canal)

Pensar em você também é uma excelente forma de encontrar alguns nomes para o seu canal no Youtube.

Quem é você? O que você faz? Qual a sua principal característica? O que você quer passar para o seu público? Qual o seu apelido? Ele é divertido e não pejorativo?

De repente pode ser uma saída interessante e fortalecer ainda mais a marca do seu canal.

Tenho minha lista de nomes para o meu canal no Youtube pronta, e agora?

Você elaborou uma lista com 10 ou 20 nomes? Legal.

Verifique se o nome está disponível no Youtube

Agora você precisará verificar no Youtube se o nome está disponível.

Abra o seu navegador e digite www.youtube.com/

Depois da barra, comece a colocar os nomes, um a um, e aperte enter.

Exemplo: Quero que meu canal se chame HSOGameplays. Vou lá e digito em meu navegador: www.youtube.com/hsogameplays e aperto enter. Se o canal já existir, o Youtube vai abrir a home daquele canal e você saberá que o nome já foi escolhido. Neste caso, passe para o próximo.

Verifique se o nome está disponível em outras Redes Sociais

Uma vez disponível no Youtube, não crie seu canal ainda (ou crie, afinal, agora é necessário ter mais de 500 inscritos para ter uma URL personalizada no Youtube).

Ter conta em Redes Sociais é fundamental para a divulgação do canal no Youtube.

Quais Redes Sociais verificar dependerá do seu planejamento e de quais Redes serão fundamentais para os seus objetivos. Costumamos pensar em Facebook ou Twitter, mas nem sempre eles serão os ideais. Falamos mais sobre o assunto no post sobre Divulgação de canal no Youtube, confira.

Vá até as Redes Sociais que você considera estratégicas para o seu negócio/tema/canal e verifique se o MESMO NOME do canal está em uso.

Exemplo: Quero que meu canal se chame HSOGameplays. No Youtube estava disponível, agora vou para o Facebook e Twitter, porque acho que são as Redes Sociais estratégicas para os meus objetivos. Vou até o Facebook e digito www.facebook.com/hsogameplays. Vou até o Twitter e digito www.twitter.com/hsogameplays. Se estiverem sendo usadas, serão mostradas a fanpage e o perfil no Twitter.

Neste caso, o IDEAL é que não estejam sendo utilizadas e que você possa fazer TODAS as suas Redes Sociais com o mesmo nome do seu canal. Lembra do papo de facilitar? Pois é, isto facilita e MUITO.

Porém, se as Redes Sociais já estiverem com o seu nome em uso, você precisa pensar: nem sempre será legal ter um canal com um nome e as redes sociais com outro. Às vezes pode funcionar, mas tem casos que irá confundir. Verifique muito bem antes de tomar uma decisão.

Pense na seguinte situação: Seu canal se chama “Canal do Zé” (nome inventado, qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência) e seja um canal sobre culinária. No Facebook e Twitter já existem contas com este mesmo nome, mas não são suas. Estas contas são de alguém que cria conteúdo sobre aulas de inglês. Haverá uma confusão aqui, quem te procurar em outras redes sociais encontrará alguém falando sobre aulas de inglês. É isto o que você quer?

Por outro lado, pode ser que não haja problema e você não queira padronizar todos os nomes. O Twitter não permite um nome tão grande como “Criadores de Conteúdo”, por isto na hora de escolher, preferi padronizar as Redes Sociais do Criadores de Conteúdo e manter o nome principal apenas no Site e canal do Youtube. Portanto, o endereço para o canal do Youtube do Criadores de Conteúdo é www.youtube.com/criadoresdeconteudo, mas o endereço para o Twitter é www.twitter.com/cdconteudo, assim como o do Facebook é www.facebook.com/cdconteudo. Desta maneira, tendo duas redes sociais com o mesmo nome, facilita para que as pessoas se lembrem.

Se o seu nome estiver disponível no Youtube e também nas Redes Sociais, parabéns, você encontrou o nome do seu canal. Se não estiver, teste novamente outros nomes de sua lista ou pense em seu planejamento e em como a escolha de nomes distintos poderia afetar os seus planos.

Note que, apesar de os nomes do Criadores de Conteúdo serem distintos, eles possuem certa semelhança, e isto é o ideal no caso de não conseguir um nome exato.

Seria complicado para as pessoas se lembrarem se o Facebook do Criadores de Conteúdo fosse www.facebook.com/criadcont992837362 e o twitter fosse www.twitter.com/cdcont2283.

Conclusão

Espero que com esta postagem você tenha conseguido encontrar um nome ideal para seu canal no Youtube, e isto não seja mais um empecilho.

Note que as dicas foram feitas de maneira a te fazer PENSAR no próprio nome, e isto é o ideal.

Faça o seu planejamento e use-o SEMPRE, em TODAS as decisões que você tomar para o seu canal. Ele é o seu melhor amigo.

Agora tire um tempinho para ir até o final da página e COMENTE! O que achou da postagem? Deixe sua opinião, suas dúvidas!

COMPARTILHE este post em suas Redes Sociais utilizando os botões abaixo do post!

Fonte: criadoresdeconteudo

Deixe um comentário