Pendrive assassino frita computador em apenas alguns segundos

0
285

Enquanto malwares muitas vezes faz muito mais danos do que simplesmente apagar seus dados, o medo de seus preciosos documentos desaparecendo ainda é um pensamento muito assustador. 

Um novo tipo de ameaça, no entanto, vai um passo além: a destruição física de seu computador.

LEIA TAMBÉM: Hacker cria aparelho que consegue abrir qualquer cadeado com segredo

The Killer USB, que se parece com um stick USB normal, foi criada por um pesquisador de segurança russo conhecido como “Dark Purple”. Em vez de armazenar dados, no entanto, ele atua como uma arma cibernética, destruindo um computador através do envio de um raio de eletricidade através de sua interface USB. O objectivo é duplo; ele pode agir como um vírus ou um dispositivo autodestrua (embora isso seja mais no reino de filmes de espionagem).

Em um post no blog na semana passada, Dark Purple reivindicou o USB assassino poderia destruir “quase todo o equipamento”, com uma interface USB. Os detalhes técnicos permanecem obscuros – assim que tomar isso com um grão de sal – mas parece que o dispositivo rapidamente descarrega um condensador, ou envia “menos de 220” Volts através da interface USB.

Vídeo

The Killer punho USB começou a ganhar atenção em março, quando Dark Purple primeiro revelou. O novo vídeo acima mostra o dispositivo, chamado de assassino USB 2.0, em ação.

Dark Purple diz que o laptop que parece ter sido destruída no vídeo vai “viver” após a sua placa-mãe é restaurada, e que é extremamente improvável disco rígido do computador foi danificado, o que significa que os dados sobre ele provavelmente não foi apagado.

Ainda assim, o conceito pode – e deve – fazer você evitar o uso de cartões de memória USB de fontes desconhecidas.

Fonte: