Como fazer canjica light

0
27

A canjica é uma típica comida brasileira, originada no Nordeste do país e que é uma verdadeira delícia. Canjica é um tipo específico de milho, chamado de milho branco, que combina muito bem com leite e leite de coco.

Existem algumas variações da canjica “tradicional” com a utilização do milho verde no chamado “mugunzá”, mais utilizada no nordeste. O nome pode variar dependendo da localidade, mas o sabor inigualável é o que mais atrai a população para essa receita.

A canjica surpreende pela presença de vitaminas oferecidas. Sabe-se que em 100 gramas pode-se encontrar proteínas, fibras, magnésio, ferro, fósforo, vitaminas do complexo B e zinco. Também apresenta quantidades importantes de ácido fólico.

A canjica pode ajudar no combate da prisão de ventre, melhorando o funcionamento do intestino, bem como facilitar a digestão. Além disso, pode reduzir o colesterol ruim e melhorar a saúde do coração. No entanto, dependendo da escolha dos ingredientes utilizados, como açúcar e leite condensado, essa receita pode ficar não muito saudável.

Por isso, abaixo selecionamos receitas de canjica light com baixas calorias, nutritivas e que podem ajudar no emagrecimento.

1. Receita de canjica light simples

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de milho para canjica;
  • 6 cravos da índia;
  • 1 colher de sopa de margarina light;
  • 2 xícaras de chá de leite desnatado;
  • 1/2 litro de água;
  • 3 canelas em pau;
  • 1 vidro de leite de coco light;
  • 3 colheres de sopa de adoçante culinário.

Modo de preparo:

Deixe o milho da canjica de molho em solução de água de um dia para outro para hidratar. No dia seguinte, escorra e coloque em uma panela. Junta a canela, o cravo, leite, água, leite de coco e a colher de margarina, vá misturando aos poucos até incorporar. Acenda o fogo em temperatura baixa e cozinhe até que forme um caldo grosso e o milho esteja macio.

Quando estiver quase no ponto adicione o adoçante culinário. Decore com canela em pó e sirva em seguida. Se preferir você pode servir frio também. Para isso, basta levar à geladeira por umas duas horas.

*A porção tem apenas 190 calorias.

Fonte: mundoboaforma

Deixe um comentário