5 Piores alimentos que vão detonar o seu fígado, veja a matéria!

0
34

O fígado é um órgão essencial para o bom funcionamento de todo o organismo e mantê-lo saudável é nossa obrigação. O problema é que existem alguns alimentos que são ruins para o figado e que muita gente desconhece.

Se você é uma delas, então continue lendo esse post e confira os principais alimentos que são verdadeiros vilões para o figado.

Conheça os 5 alimentos que são ruins para o fígado

1. Carnes vermelhas

O fígado é um órgão que apresenta muita dificuldade em processar alimentos extremamente gordurosos, como é o caso das carnes vermelhas.

Por isso, a carne é considerada um dos alimentos que são ruins para o fígado. Nesse caso, a dica é reduzir o consumo deste alimento, procurando substituir a carne vermelha por opções mais saudáveis, como o peixe ou então o frango, por exemplo.

2. Alimentos processados

Salsichas e nuggets são bons exemplos de alimentos processados que fazem muito mal ao fígado. O motivo disso é que eles são ricos em gorduras e açúcares, além de serem muito artificiais.

A dica é evitar ao máximo os processados e optar por carnes e alimentos frescos.

3. Sal

O sal é um vilão quando o assunto é a saúde do fígado. Isso porque quem tem problemas neste órgão pode apresentar muita retenção de líquidos e o excesso de sódio piora muito esse quadro.

Mas, de qualquer forma, evitar o sal é uma dica essencial para todos. As comidas salgadas são consideradas alimentos que são ruins para o fígado e que também podem favorecer o aparecimento de outras doenças, como a hipertensão, por exemplo.

4. O álcool

O álcool não é um alimento mas mesmo assim está em primeiro lugar da lista. E o motivo disso é que, de longe, ele é considerado o maior dos vilões contra a saúde do fígado.

Isso porque o álcool em excesso causa inúmeras doenças hepáticas e prejudica pouco a pouco as células deste órgão tão essencial para o ser humano.

Por essa razão, a dica é evitar, ou caso não consiga, pelo menos beber com moderação, evitando aquele happy hour todos os dias após o trabalho. Além das bebidas, é essencial evitar o cigarro que traz males não só ao pulmão, como a todos os outros órgãos, como o fígado.

5. Alimentos pré-cozidos

Os pré-cozidos, também fazem parte do grupo de alimentos que são ruins para o fígado. E um bom exemplo desse tipo de alimento são os bolos prontos e outros industrializados. Esses alimentos contém muitos conservantes e excesso de açúcar, o que pode causar diversos problemas à saúde do fígado.

A dica é evitar este tipo de produto e sempre optar pelos mais naturais, preparados em casa.

Portanto, cuidar da nossa saúde mental e do corpo é uma obrigação de quem deseja ter uma vida mais plena e feliz.

Além de manter a alimentação o mais saudável possível, é importante sempre se exercitar e cuidar para que nosso organismo se mantenha sempre ativo. Opte sempre por verduras, legumes e alimentos preparados em casa, que possuem menos conservantes e são bem mais gostosos, não é mesmo? Cuide de você e de todos que você ama!

Gostou do artigo? Agora já sabe quais são os alimentos que fazem mal para o fígado? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto!

Fonte: comofazer

Deixe um comentário